Tarefa 05 - Sebastião Salgado

Biografia de Sebastião Ribeiro Salgado é um fotografo brasileiro reconhecido mundialmente pela sua maneira exclusiva de fotografar, nasceu no dia 08 de Fevereiro em Aimorés, Minas Gerais em 1944, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade, foi nomeado representante da UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicando-se a fazer crônicas sobre as pessoas excluídas, na qual seu trabalho resultou na publicação de dez livros e varias exposições, recebendo vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano como: Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos., Prêmio Overseas Press Oub oí America., Alfred Eisenstaedt Award pela Magazine Photography, Prêmio UNESCO categoria cultural no Brasil entre outros. Formado em economia pela Universidade de São Paulo, trabalhou na organização de café em 1973, trocando a economia pela fotografia. Em 1986 e 1992 ele trabalhou na documentação do trabalho manual em todo mundo, com o nome de trabalhadores rurais, e confirmou sua reputação como fotodocumentarista.  Em 1993 a 1999 sua atenção foi focada para o fenômeno global e desalojamento em massa de pessoas, que resultou em Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo, publicados em 2000. Em 1994 - Deixa a Magnum e cria a sua própria agência fotográfica, a W. S. Amazonas Images. Mora atualmente em Paris, com sua Mulher Lélia Wanick Salgado. O casal tem 2 filhos.


Sebastião Salgado



Imagem de Sebastião Salgado






Essa figura mostra o corpo de um rapaz esquelético, na qual expõe a carência, miséria, dor e a fome que as pessoas passam na África Ocidental. O rapaz está se arrastando de joelhos no chão, com um braço flexionado e o outro servindo de apoio, com um cordão no pescoço, com seu corpo frágil, esquelético, olhando fixamente para um saco de comida que um homem está segurando (em movimento), na qual o homem se quer olha para trás para ver o rapaz, nessa imagem vemos como é grande a miséria de algumas regiões e que a dor pela falta de alimento, educação é grande. Essa imagem é comovente aos nossos olhos, pois sentimos na pele a carência das pessoas. 
A sensação que tive ao olhar essa imagem foi de grande angústia, tristeza, sofrimento e dor pela parte desse rapaz, na qual são características de pessoas sofridas pelo abandono e pela falta de alimento (comida). Essa figura representa milhares de homens, crianças e mulheres nessa mesma situação de abandono total, sinto uma tristeza muito grande por não poder ajudá-los, e transformá-los em cidadãos como a gente, pois o que vejo a imagem de um rapaz mendigando por algumas migalhas de comida, e se sujeitando a humilhação do abandono e pobreza.
Dessa forma penso como Sebastião Salgado o ser humano é somente uma só existe diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas nossos sentimentos e reações são semelhantes ao de todo mundo. Assim precisamos mudar nossas concepções e idéias com relação ao valor dado ao ser humano, para tratarmos todos de igual para igual, olhando pra aqueles que precisam de nossa atenção, por isso ao ver essa imagem sinto uma sensação muito triste da pobreza e da miséria que ocorre em vários cantos do mundo. Por isso devemos ter uma noção de como devemos tratar e cuidar de nossos semelhantes para termos uma vida digna de ser vivida, assim como eles. 
            A beleza que existe nessa fotografia é a simplicidade em que o rapaz se expõe olhando para o homem fixamente para que ele lhe der um pouco de alimento, a foto em si traz uma sensação de beleza interior de sentimento do rosto da pessoa, trazendo uma perfeição natural da realidade humana em sua verdadeira situação em que vive. E o bonito se dá por suas características das da imagem, formando um ideal de beleza na extensão da imagem e suas proporções. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário