O Show de Truman

Atividade 4 (Unidade 2)

O filme O show de Truman do diretor Peter Weir conta a história de Truman Burbank, um vendedor de seguros, que vive desde o seu nascimento vigiado por câmeras de televisão, vinte e quatro horas por dia e sete dias na semana, o tema central do filme é o reality show, ou seja, uma historia da vida real criado para radicalizar a encenação do espetáculo. Os principais personagens da história são Truman Burbank (Jim Carreey), Meryl (Laura Linney), amigo Marlon, interpretado por Noah Emmerich, Christof (Ed Harris) e Sylvia (Natascha McElhone) Chamada de Lauren no programa.
A cidade Seahaven foi criada para Truman, uma sociedade perfeita e feliz, a família, os habitantes da cidade, os acontecimentos são falsos e controlados pelo diretor do programa, funcionando como um grande atrativo pra milhões de espectadores no mundo inteiro. O interesse de cada um deles e principalmente do diretor do programa Christof é fazer do reality uma canal de vendas, pois não interrupção, o programa funciona vinte quatro horas por dia, durante trinta anos da vida de Truman. Anunciando todas as mercadorias, casas, moveis roupas, alimentos, eletrodomésticos, bebidas, utensílios, carros que fazem parte da vida do personagem.
Assim podemos perceber que Truman vivia uma vida de aparências, sua vida foi montada, organizada, preparada para um mundo só dele, sendo alvo de audiência, produto de venda, mercadoria para consumo do telespectador. Truman não vivia sua vida, quem fazia era o diretor do programa, como na cena da morte do seu pai, uma realidade para o personagem que marcou sua vida, pois uma morte de um pai ninguém nunca esquece, principalmente se você achar que foi culpado e foi isso que fizeram montaram uma farsa para o personagem.
Cada personagem do filme tinha seu interesse em participar desse Show da vida, pois era um programa com audiência, com mídia que fariam com que ficasse conhecido no mundo inteiro, assim cada um agiu de acordo com seu interesse, conduta ética quem teve foi somente Sylvia que se apaixonou realmente por Truman e tentou contar a verdade para ele, além de no começo ela ter participado como integrante do reality.
O papel da mídia no filme era criar uma indústria cultural de consumo, determinado o processo de consumo, instaurando na audiência uma reação espontânea e irreflexiva perante o ser consumidor.
As minhas impressões sobre a história e que ninguém é dono da vida de ninguém, nenhuma pessoa tem o direito de montar uma vida, uma estrutura na base da mentira, toda pessoa é livre para fazer o bem quiser, por isso na saída do programa o diretor pergunta se é isso que ele quer ir para a vida real, dizendo que são as mesmas verdades, mentiras, decepções, e que o lugar dele é lá e ele responde a todos os telespectadores caso não os veja novamente uma boa tarde e uma boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário