Programa Casseta e Planeta Urgente





Atividade 2 (Unidade 1)
            O programa Casseta e Planeta Urgente é um programa humorístico que apresenta diversas variedades de assuntos, incluindo todas as atualidades da TV Globo, passa todas as terças feiras a noite. São apresentadas na telinha com o jornalismo, as revistas eletrônicas, os filmes, novelas, seriados de maneira criativa inspirados em fatos reais ou fictícios. Apresentado informação ou a mesma notícia em forma de paródia, piadas, musicas etc. 
O programa de humor que eu assistir foi o Casseta e Planeta Urgente que passa toda terça-feira na Globo. É destinado para todas as idades, pois se trata de comédia humorística. Os principais temas de humor tratados no programa são novelas, política, profissões, saúde, cantores, artistas, moda, religião, esporte, educação, sexualidade, publicidade e noticias sobre o mundo baseando-se em acontecimentos atuais reais e de ficção. Como são apresentados, por exemplo, o conceito de justiça, do trabalho, do amor, da diversidade sexual e ética, enfim, do mundo em que vivemos? É apresentada em forma de humor, para cada conceito uma forma diferente de mostrar sua definição.
Os Cassetas são artistas, autores, e atores do programa que reproduzem fatos da vida cotidiana, fazendo “críticas censuras” mostrando outro lado da historia que ninguém teria coragem de fazer ou dizer. O papel do homem, da mulher, da criança, dos homossexuais e dos negros é tratado igual, pois o programa é destinado às todas as culturas, crenças e indivíduos independentes de sua maneira na sociedade.
Como estes são caracterizados, ou seja, o que vestem como falam como andam como são seus corpos, etc.? A caracterização se dá de acordo com o personagem que vão fazer, por exemplo, Acarajette Lovve é uma musa do axé, ela veste um vestido com várias cores (preto, laranja, amarelo) e no meio do vestido um detalhe dourado, cheio de brilhos, cabelos loiros grandes lisos, pulseiras, ela é forte, fala igual a uma mulher e concorre a presidência. No jornalismo William Bonner é Willian Bande, e Fátima Bernardes vira Ótima Bernarde. Assim podemos entender que para cada tema/artista tem uma caracterização.
Há algum padrão nesta caracterização, como um padrão de beleza, por exemplo, ou é valorizada a diferença? A diferença é muito valorizada, pois daí que sai o humor, se caracterizar como o artista e mudar a maneira, a forma de cada pessoa, ou seja, a diferença é a arma do negocio para o humor.
Dessa forma podemos compreender que o programa Casseta e Planeta Urgente mostra diversos meios de comunicação, informação e conceitos em forma de verdades, mentiras, realidade, ficção. Mostrando comportamentos humorísticos que traz muita diversão para o telespectador. 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário