Tecnologias Contemporaneas na Escola 3



Assistir e Resenhar o filme
Após assistir o filme O Quarto Poder de Costa Chaves pude compreender que o mesmo aborda a questão O poder da mídia sobre a opinião pública, tendo dois personagens principais o Repórter Max Brackett (Dustin Hoffman) e Sam Baily (Jonh Travolta). Onde seus interesses era obter audiência e o outro conseguir seu emprego de volta. Existe alguma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles? O jornalista Max passou por cima da ética, pois sua obrigação era informar a verdade. Enquanto Sam se deixou influenciar pela mídia.
O papel da mídia no filme era a busca da conquista por audiência pública, assim podemos entender como a mídia poder ter uma grande poder e fazer com que mostrem o que você não é, ou seja, mostrando um lado da história que não é verdadeira.  O repórter viu que não podia perder uma oportunidade de fazer uma matéria exclusiva e fez contatos com o jornal que ele trabalhava, e assim se espalhou e todas as emissoras de TV foram para o local. Para cada acontecimento lá dentro era motivo de audiência.
O filme conta a história de um repórter Max Brackett, onde ele estava fazendo uma reportagem num Museu sobre a falta de pagamento dos funcionários, enquanto ele foi ao banheiro um ex-funcionário entrou no prédio Sam Baily e fez de reféns algumas crianças que estavam no museu. Max Viu que essa era a oportunidade perfeita para fazer uma matéria exclusiva e com isso gerou uma grande confusão, onde ele foi o articulador da mente de Sam, pois Sam não era ruim, pelo contrario tratou muito bem as crianças que lá estavam.
Dessa maneira podemos perceber como o poder da manipulação da mídia é podendo em determinado momento construir uma imagem e também destruí-la ao mesmo tempo, não importando se vai ao não prejudicar alguém. Deste modo as minhas impressões sobre a história é que de tanto os repórteres quererem audiência/Mídia fez com que uma pessoa morresse.
E com relação ao documentário Muito Além do Cidadão Kane fala das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro, o que eu achei do documentário um pouco sem lógica, sem entendimento, por isso causou muita polemica no Brasil pelo fato de dar apoio a ditadura militar, a censura a artistas, cortes manipulações, veiculação de noticias, alienação humana, criação de mitos.
Dessa maneira concluo dizendo que a mídia tem uma influencia muito grande na vida das pessoas, pois manipula pensamentos, faz mentiras se tornar verdade e verdade mentira, por isso temos que ficar atentos a todos os aspectos que são: questionamentos sobre o assunto, opinião, ficar atentos se as noticias são autenticas, pensar sobre o que queremos, para assim desenvolvemos nossas competências diante das noticias. Não deixando se influencia pela televisão e seus programas.

Fontes de pesquisa:
Meu Blog:  http://www.blogger.com/home?pli=1             

Nenhum comentário:

Postar um comentário